fevereiro 28, 2007

Curso Tecnológico de Desporto. Que Futuro?

Os cursos tecnológicos foram lançados pelo ME em 2004. Somente o Curso Tecnológico de Desporto irá continuar para além de 2007 porque, segundo dizem, é o único que, pelo seu sucesso, merece continuar. Todos os outros serão substituídos por cursos profissionais. Contudo, são muitos os Professores de Educação Física que não acreditam neste projecto.
Embora com dúvidas, aceitei este desafio porque, de alguma forma, achei que poderia ser interessante e sobretudo bastante diferente da, até então, Formação Técnica - Desporto.
Ocorreram-me, desde o início, bastantes ideias sobre o futuro profissional destes alunos que, sendo bem aceites pelos mais incrédulos colegas de profissão, foram apelidadas de utópicas no que concerne ao verdadeiro mercado de trabalho. Tenho consciência de que sou sonhadora mas, também sei que é o sonho que me motiva porque me inspira, me move e me alimenta a alma. Parafraseando Alberto Alberoni, “façam-nos sonhar. A Humanidade sempre viveu de sonhos”. Ou se quisermos, podemos recordar o Físico/Poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão) “O sonho comanda a vida e sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança”…..
Pensei que seria desejável que os funcionários das nossas instalações desportivas pudessem ter competências e conhecimentos, podendo dar outro contributo aos professores e treinadores. Gostaria de encontrar dirigentes e outros agentes desportivos com outra visão do fenómeno desportivo e outra cultura desportiva. Imaginei estes alunos, futuros técnicos de dinamização desportiva, a incentivar as nossas crianças para a prática de actividade física, fazendo a animação dos recreios das escolas do 1º ciclo. Será isto utopia? Com todo o respeito, os argumentos daqueles que consideram o Curso Tecnológico de Desporto uma falácia não me convencem, embora partilhe algumas das dúvidas e das incertezas.

Clementina Campelo

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

“são muitos os Professores de Educação Física que não acreditam neste projecto.”
E porquê? Atrevo-me a avançar com duas razões: Em primeiro lugar, os professores revelam uma atitude corporativa que é exacerbada pela precariedade de emprego. A existência de técnicos com este perfil poderia confundir os empregadores, que optariam por mão-de-obra mais barata, nos ginásios privados, nas câmaras municipais, nos clubes… Importa esclarecer que estes futuros técnicos não estão preparados para prescrever exercício . Em segundo lugar, os programas de banda larga deste curso requerem dos professores de EF competências científicas e técnicas que não foram desenvolvidas durante a formação inicial.
Qual o futuro do curso tecnológico de desporto?
Bem, reservo um aditamento ao comentário depois de ler o relatório do grupo de acompanhamento e avaliação da reforma do ensino secundário.

«« disse...

bom texto, o sentimento deve comandar a par da razão as nossas vidas, sobretudo porque:

- ainda não está criada uma carreira que possa incorpoarar tanto futuro profissional nesta área profissionalizante;

- continua a fazer falta a formação de desporto tendo em consideração os jovens que legitimamente tem a aspiração de entrar nas universidades de desportos...esses sim, foram completamente esquecidos