março 20, 2007

Síntese da JORNADA DE REFLEXÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

"No dia 9 de Março de 2007, entre as 15 e as 17 horas, realizou-se no Auditório da Faculdade de Desporto, uma Jornada de Reflexão para Professores de Educação Física, promovida pela Associação de Antigos Alunos (AAA) da FADEUP e com o apoio desta.
Estiveram presentes cerca de 50 professores, tendo sido debatidos os seguintes assuntos:
Ponto prévio
Numa nota introdutória de boas vindas, o Presidente do Conselho Directivo da FADEUP salientou a importância de nos unirmos numa altura tão particular como esta que estamos a viver, porquanto constitui um desafio para todos “encontrarmos uma agenda comum que nos alimente…”
Seguidamente o Presidente da Direcção da AAA, enquadrou a organização desta Jornada num conjunto de iniciativas que a Associação pretende levar a efeito até ao fim do presente ano lectivo, altura em que haverá eleições para os novos corpos gerentes. Assim, esta Jornada surgiu da necessidade sentida pelos professores de Educação Física em debaterem um conjunto de questões relacionadas com diversos temas, nomeadamente, o processo de Bolonha, o Estatuto da Carreira Docente e a Avaliação da Educação Física no Ensino Secundário.

Tema 1 - Avaliação da disciplina de Educação Física no Ensino Secundário: Depois do Decreto-Lei nº 74/2004 não prever nenhum regime de excepção para a avaliação da disciplina de Educação Física, que passaria a ser contabilizada no cálculo da média para o ingresso ao ensino superior, têm-se levantado várias vozes tentando contrariar esta decisão. Para além de várias Associações de Pais, que propõem pura e simplesmente abolir a classificação da disciplina de Educação Física, surgiu uma recomendação para que se considerasse a possibilidade dos alunos optarem, ou não, por contabilizar a disciplina de Educação Física na sua média de ingresso ao ensino superior. Depois de ouvidas várias opiniões, que unanimemente recusaram aceitar este movimento pró desvalorização da disciplina de Educação Física, ficou decidido que a AAA iria tomar uma posição firme em defesa da manutenção da classificação da disciplina de Educação Física para efeitos do ingresso no Ensino Superior, tal como prevê a legislação em vigor. A Direcção da AAA assumiu a responsabilidade de redigir um texto que depois poderá também ser assumido pela FADEUP e que terá a respectiva divulgação.

Tema 2 – O ensino das actividades físicas e desportivas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Da reflexão em torno da disciplina de Educação Física no Ensino Secundário passámos para a situação que se vive no 1º ciclo do Ensino Básico. Não sendo necessário referir a importância que tem nestas idades uma correcta e regular prática desportiva, os colegas que têm acompanhado neste ano lectivo as actividades de enriquecimento curricular denunciaram um conjunto de situações que urge não só aprofundar como tomar medidas firmes em defesa da Educação Física e do Desporto neste ciclo do ensino. Assim, as actividades de Expressão Motora, que deviam ser abordadas de forma sistemática conforme consta nos programas curriculares oficiais, passaram a ser opcionais. A propósito deste tema, várias perguntas ficaram no ar: Como é feito o recrutamento dos docentes? Qual o vínculo dos docentes contratados? Que vencimento e protecção têm os docentes? Quem controla e como faz? Quem efectivamente decide o plano das actividades a leccionar? Para quando uma efectiva aposta no Desporto no 1º ciclo? Estando a ser feita a avaliação da forma como estão a decorrer as actividades de enriquecimento curricular, iremos acompanhar este processo de maneira atenta, sendo esta uma das temáticas que mais atenção deve despertar.

Tema 3 – O processo de Bolonha… que implicações? Este é um assunto que levanta muitas dúvidas, por ser ainda recente, por não estarem ainda definidos todos os seus contornos e porque serão muitas as mudanças previstas. Nesta reunião foram explicados os fundamentos e objectivos do processo de Bolonha, tendo sido salientado que os responsáveis pela FADEUP, que têm acompanhado este processo, estão atentos e sensibilizados para, depois de estar definido qual o modelo seguido pela Faculdade de Desporto, encontrarem formas justas que possibilitem a integração e as devidas equiparações de todos no novo formato de formação e certificação profissional. Assim, sendo ainda prematuro avançar com certezas, este será certamente um assunto que merecerá num futuro próximo a maior atenção.

Outros temas – Como é natural, nesta reunião não se esgotaram todos os temas, nem houve tempo para aprofundar todas as dúvidas. Deste modo, foram ainda afloradas outras questões que oportunamente merecerão a maior atenção, nomeadamente: o concurso para professores titulares; as saídas profissionais para os recém-licenciados; a situação dos professores que estão requisitados nas Federações e que correm o risco de ser altamente prejudicados com o novo ECD; a avaliação dos Professores de Educação Física, quem a pode fazer e com que critérios; os critérios de avaliação e a forma como os grupos de Educação Física nas diferentes Escolas se têm organizado para fazer face à nova realidade; a formação contínua e a ligação da Faculdade de Desporto aos seus antigos alunos.

Foi uma reunião interessante que mostrou a todos os que estiveram presentes o quanto precisamos de juntar forças e de organizar momentos como este para aprofundar questões demasiado importantes para o presente e futuro da nossa profissão. Para evitar que esta continue a ser tão mal tratada e para pôr termo a tantos silêncios que acabam por ser cúmplices…
Ficou, assim, a vontade de continuar, talvez noutros dias da semana, ou do fim-de-semana, com outro horário, tendo sido ainda lançado um desafio a todos – continuar a partilha de ideias e dúvidas, promover a disseminação desta vontade de unir, estando atentos às mudanças, renovando a vontade de voltar à casa que nos formou e que pode/tem de ser, cada vez mais, um porto de abrigo onde nos podemos (re)encontrar.
Porto, 9 de Março de 2007"

3 comentários:

Anónimo disse...

No seguimento da Jornada de Reflexão e conforme vem referido na síntese, a AAAFADEUP divulgou um Comunicado que a seguir transcrevo para aqui...
"Associação de Antigos Alunos da FADEUP

COMUNICADO

Em defesa da Educação Física e do Desporto

O Decreto-Lei nº 74/2004 não prevê nenhum regime de excepção para a avaliação da disciplina de Educação Física, pelo que esta passou a ser contabilizada no cálculo para a média de ingresso no ensino superior. Todavia, ultimamente têm-se levantado várias vozes tentando contrariar a legislação, no seguimento das recentes recomendações do GAAIRES (Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário). Para além de algumas Associações de Pais, que propõem pura e simplesmente abolir a classificação da disciplina de Educação Física, surgiu uma proposta para que se considere a possibilidade dos alunos optarem, ou não, por contabilizar esta disciplina na sua média de ingresso no ensino superior.
A Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AAA-FADEUP) vem por este meio manifestar o seu protesto perante esta tentativa de excepção e discriminação negativa para a disciplina de Educação Física e Desporto. A proposta em causa provocará seguramente nos alunos o decréscimo de investimento numa área em que se desenvolvem competências, aptidões, atitudes, princípios e valores, com elevados benefícios educativos e sociais situados muito para além da discussão acerca da média de ingresso no ensino superior.
Num mundo cada vez mais sedentarizado e dependente das tecnologias, os ataques à Educação Física e ao Desporto, vindos de diferentes quadrantes e com formas diversas, só podem ser entendidos como sinais de retrocesso e de desconhecimento no tocante à necessidade de formação integral dos nossos jovens e de adopção de estilos de vida activos e saudáveis.
Sendo o Desporto e a Educação Física um valor universal e devendo por isso ser promovidos e respeitados, vimos apelar a todos - ligados ou não ao Desporto e à Educação Física, com ou sem responsabilidades politicas, praticantes desportivos ou não, com ou sem filhos prestes a ingressar no ensino superior - para que se juntem a nós neste protesto. Porto, 16 de Março de 2007"

Anónimo disse...

Está tudo errado.
Para quem quiser ingressar nas Faculdades de Desporto e Educação Física, deve ser-lhe atribuída nota em Educação Física, à qual se juntam as das disciplinas exigidas para o ingresso, contando a média final.
Para quem quiser ingressar nas Faculdades de Medicina, deve exigir-se-lhe a média das cadeiras exigidas para o ingresso. Da Educação Física? Para quê?
E assim sucessivamente.

Anónimo disse...

POr essa ordem de ideias quero ir para desporto contava educação fisica, e deixava a matematica, biologia fisica psicologia portugues etc, sem contar para a média. quero ir para curso de letras contaria apenas portugues. Por favor, educaçao fisica é uma disciplina como outra qualquer, da mesma maneira que alguns alunos não são aptos para a pratica, e tem mais dificuldade para a sua prática, tambem existem alunos que para a matematica nao são tão aptos, que fazer abulir a matematica do calculo final da média? quem dix matematica dix ingles o portugues. Uns são melhores numa coisa e outros noutra, eu sei é complicado para quem quer ir para medicina ou para engenharia ser bom a educação fisica, mas no fundo ficam todos ao mesmo nivel, e para isso da mesma maneira que estudam para outras disciplinas, á que treinar para ter boa nota a educação fisica.