julho 10, 2008

O fim das mochilas?

Sinal positivo à Educação Postural!
É só um primeiro passo,... mas é sinal de esperança no futuro!

Projecto da Câmara da Maia
Pen drive substitui peso das mochilas dos alunos
10.07.2008 - 19h09 Sandra Silva PintoAs mochilas podem ter os dias contados. O mote do projecto “Caderno Digital” não é “Aprender sem livros”, mas a sugestão assenta-lhe como uma luva. No início do próximo ano lectivo, os alunos do ensino básico da Maia vão poder aceder a todos os conteúdos leccionados e trabalhos realizados nas aulas através de uma simples “pen drive”. Todo o peso dos livros e cadernos pode agora ser substituído por uma pequena caneta USB facilmente transportável no estojo, pendurada ao pescoço ou até no bolso.A iniciativa, pioneira no país, pretende simplificar o processo de estudo aos alunos – através de uma maior interacção multimédia com as novas tecnologias – e, também, expandir a ligação entre pais, educandos, professores e município.

Mais detalhes em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1335103&idCanal=58

3 comentários:

henrique santos disse...

Bem Susana
quando li a primeira linha sobre Educação postural ajeitei-me logo na cadeira.
Quando acabei de ler tudo fiquei a pensar que ainda vamos ter saudades de umas boas mochilas como cargas físicas "naturais" para o desenvolvimento da força das nossas crianças que entretanto irão ficando cada vez "menos físicas"...

Susana Marques disse...

Não será, decerto, o fim das escolioses nem das lombalgias... A designação foi mal escolhida, reconheço! Talvez fosse mais adequado referir o fim da negligência para com a saúde da coluna vertebral na escola, que é uma mudança de atitude radical: todas as discussões e sensibilizações sobre este tema têm sido infrutíferos, até agora!
Quanto ao desenvolvimento da força através da utilização de cargas demasiado elevadas e em atitudes posturais incorrectas... compreendo a preocupação: já pouco andam, correr nem pensar... qualquer dia nem se mexem!

Alexandre disse...

Ainda ficam os cadernos para carregar pois não me parece que também isso será substituido pelo computador. Agora parece-me uma medida, à partida, exclusiva a quem tem computador! E os que não têm, como estudam? Têm de carregar os livros!!!! Quais serão as consequencias da substitução dos livros tradicionais pelos ebooks??? Toda a evolução da sociedade vem sempre no sentido da minimização do desgaste corporal,..respeito isso e reconheço que inevitável até, no entanto, questiono-me no que perdemos com isso e não procuramos equilibrar esse lado da balança!! Pensem nisso!