julho 10, 2008

O fim das mochilas?

Sinal positivo à Educação Postural!
É só um primeiro passo,... mas é sinal de esperança no futuro!

Projecto da Câmara da Maia
Pen drive substitui peso das mochilas dos alunos
10.07.2008 - 19h09 Sandra Silva PintoAs mochilas podem ter os dias contados. O mote do projecto “Caderno Digital” não é “Aprender sem livros”, mas a sugestão assenta-lhe como uma luva. No início do próximo ano lectivo, os alunos do ensino básico da Maia vão poder aceder a todos os conteúdos leccionados e trabalhos realizados nas aulas através de uma simples “pen drive”. Todo o peso dos livros e cadernos pode agora ser substituído por uma pequena caneta USB facilmente transportável no estojo, pendurada ao pescoço ou até no bolso.A iniciativa, pioneira no país, pretende simplificar o processo de estudo aos alunos – através de uma maior interacção multimédia com as novas tecnologias – e, também, expandir a ligação entre pais, educandos, professores e município.

Mais detalhes em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1335103&idCanal=58

3 comentários:

henrique santos disse...

Bem Susana
quando li a primeira linha sobre Educação postural ajeitei-me logo na cadeira.
Quando acabei de ler tudo fiquei a pensar que ainda vamos ter saudades de umas boas mochilas como cargas físicas "naturais" para o desenvolvimento da força das nossas crianças que entretanto irão ficando cada vez "menos físicas"...

Susana Marques disse...

Não será, decerto, o fim das escolioses nem das lombalgias... A designação foi mal escolhida, reconheço! Talvez fosse mais adequado referir o fim da negligência para com a saúde da coluna vertebral na escola, que é uma mudança de atitude radical: todas as discussões e sensibilizações sobre este tema têm sido infrutíferos, até agora!
Quanto ao desenvolvimento da força através da utilização de cargas demasiado elevadas e em atitudes posturais incorrectas... compreendo a preocupação: já pouco andam, correr nem pensar... qualquer dia nem se mexem!

Educação PARA e PELO Movimento disse...

Ainda ficam os cadernos para carregar pois não me parece que também isso será substituido pelo computador. Agora parece-me uma medida, à partida, exclusiva a quem tem computador! E os que não têm, como estudam? Têm de carregar os livros!!!! Quais serão as consequencias da substitução dos livros tradicionais pelos ebooks??? Toda a evolução da sociedade vem sempre no sentido da minimização do desgaste corporal,..respeito isso e reconheço que inevitável até, no entanto, questiono-me no que perdemos com isso e não procuramos equilibrar esse lado da balança!! Pensem nisso!