maio 12, 2006

Inauguração

Vejamos como esta definição de blogosfera se acomoda ao momento de criação que agora se inicia:
A blogosfera, assim como é chamado o conjunto de blogs, vai agregando diversas esferas, que se “enroscam”, se ligam com toda a força e efemeridade da internet, construindo assim uma rede nada esférica, que agrega toda forma de expressão, todo objectivo, toda forma de ver o mundo. (..)” (Adriane)

O blogue Educação Física e Desporto - Diferentes Olhares? emerge deste movimento amplo de discussão e de expressão da cidadania. Será esta a primeira razão pela qual 5 profissionais de educação física decidiram juntar-se dirigindo os seus olhares para uma temática que lhes é cara.
A segunda razão invade o domínio da autonomia. Mulheres e homens de acção, os professores de EF e do Desporto, não costumam debater publicamente as suas questões. Muito fica no recato privado das práticas, deixando o espaço público para as fórmulas, quantas vezes dogmáticas de alguns, poucos, teorizadores. Trazer as questões da EF e Desporto para o debate público é um convite à crítica, ao esclarecimento e à agregação de novos actores/autores.
A terceira razão pela qual decidimos partilhar este espaço é de ordem afectiva: O prazer e a paixão de pertencer a um “sub-grupo de criadores do Homem” parecem ser os denominadores comuns deste pequeno grupo de companheiros de viagem.

Os constrangimentos que derivam da nossa actividade profissional, que se presume ser intensa, determinaram a metodologia a seguir. Assim, cada um dos elementos da equipa desenvolverá, cíclica e rotativamente, um assunto à sua escolha. Contudo, a ideia da rotatividade não exclui a possibilidade de cada um dos membros residentes acrescentar, sempre que o desejar, novos assuntos e novas entradas.

Antes de concluir esta pequena apresentação do nosso blogue, não resisto a uma pequena provocação: Apelo à participação de todos, professores de educação física e de outras áreas disciplinares, quanto mais não seja para provarmos que a vida é feita de contrastes.

Sem comentários: