junho 04, 2006

Educação Física… até quando?

Não existirá uma tertúlia dedicada às questões do desporto e da educação física que não se tenha entretido, pelo menos uma vez, com a adequação ou falta dela da designação Educação Física.
Esta semana recebi a revista Horizonte e vi o assunto retomado pelo colega José Brás da Universidade Lusófona num artigo que intitulou “O terrorismo linguístico na Educação Física” [in: Horizonte, Vol. XXI, nº 122, pp. 37-38]. A morte da Educação Física para ser colocada em seu lugar a educação desportiva é uma medida que se quer apresentar como inovadora mas é, segundo este autor, um claro retrocesso: “O conceito de educação desportiva é mais pobre e limitado do que o de Educação Física”.
Num outro lado da contenda, Manuel Sérgio há muito que reclama o desajustamento desta designação e, muito recentemente, a Faculdade que me licenciou, a FCDEF [ex-ISEF], sofreu uma metamorfose estilística [e não só] deixando cair a Educação Física para se indexar unicamente ao Desporto.

Esta questão não se esgota numa mera operação de semântica. Há fissuras que se abrem e que envolvem questões políticas de afirmação de um determinado projecto universitário [Bolonha acicata a competição da instituição universitária], de uma identidade profissional projectada numa determinada denominação, de uma ideia de desenvolvimento para uma área social tão relevante como é a área da actividade física e desportiva.
O tempo é de ruptura, percebe-se. Para além da clarificação destas questões há que tentar perceber os efeitos deste vendaval discursivo na disciplina de Educação Física escolar.
Educação Física… até quando?

7 comentários:

henrique santos disse...

Sou daqueles a quem a expressão EF ainda diz muito. Acho que neste momento mexer com a questão do nome é extemporâneo. Das expressões que ao longo de várias décadas do séc. XX os inovadores em EF foram aportando para a área nenhuma pegou. Foram correntes que foram absorvidas no conceito mais geral de EF. É evidente que o conteúdo desta área mudou e que é preciso discutir esse conteúdo. Também o desporto mudou. Uma das soluções que conheço e de que gosto mais é a dos franceses que chamam à EF EPS: Education Physique et sportif.
Nesta matéria estou bastante em acordo com o José Brás.

«« disse...

vou voltar a comentar este post, que tu sabes que me diz muito, mas por hoje que já é tarde e que abanei no avião fico com a seguinte questão: porque é Português e não língua portuguesa?, ou matemática e não Educação Matemática?...

«« disse...

A alteração efectuada na antiga FCDEF é perfeitamente legítima, como me parece legítimo que, face às mudanças sociais, seja hora de reflectir se chamar a disciplina de Educação Física é suficiente, ou pelo contrário, é castradora de uma panóplia de outras missões para as quais o seu âmbito de acção e a sua característica a torna uma das melhores ferramentas ao serviço dessas novas funções junto dos jovens. Por exemplo a componente artística que aparece como uma nova oferta disciplinar(onde a dança e conhecimento corporal são pilares fundamentais) para o terceiro ciclo do ensino básico, podia e devia ser da nossa responsabilidade, acontece que não é. Podemos continuar a bater na mesma tecla assumindo o divórcio com a dança mas parece-me um erro. Outro exemplo está bem expressa na parte introdutória e nos objectivos gerais do currículo nacional da disciplina para o mesmo ciclo, onde a educação para a saúde (ou para estilos de vida activos e saudáveis) é claramente um objectivo fundamental.

Neste contexto acho que o nome pode estar a limitar, ou a relegar para segundo plano uma disciplina com uma importância fundamental no contexto do currículo escolar. Não me peçam para sugerir, confesso essa dificuldade.

«« disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
henrique santos disse...

O comentário do Miguel Sousa suscitou-me algumas ideias:
-a EF não está a correr o risco de incluir demasiadas missões, sendo que, no tempo limitado que tem, possivelmente não as desenvolve bem?
-não me parece que o nome Educação Física seja grande obstáculo ao desenvolvimento das suas missões principais, essas sim, no meu entender carentes de debate e definição.

Miguel Pinto disse...

A educação física é uma disciplina escolar que não pode estar à margem dos grandes problemas da escola. Vivemos um tempo marcado pela incerteza acerca do que deve ser o papel da escola e da função do professor. São requeridas cada vez mais missões à escola e ao professor e a administração escolar tudo faz para limitar a acção dos docentes de modo a controlar e garantir a implementação das suas iniciativas. É verdade que ainda existe um espaço de autodeterminação docente. É verdade que o currículo nacional não é [não sei se algum dia o será] totalmente prescritivo e, por esse facto, o professor ainda pode escolher conteúdos e adoptar os métodos que lhe pareçam mais adequados. Mas, não tardará o tempo em que o desempenho do professor será avaliado por um par, mais idoso. A casta gerontrocrática dominará o sistema educativo e antevejo alguma dificuldade em renovar as práticas e as concepções acerca do que deve ser a educação física escolar e, por maioria de razão, não creio que a educação física escolar [a designação e a concepção] sofra alguma comoção.

«« disse...

Caro Henrique, não tenho certezas acerca da necessidade de reflectir a mudança de nome da disciplina. Quanto às missões, bem o que acho que elas são consequência de uma escola nova e que nós, por estarmos num contexto privilegiado para o desenvolvimento de competências sociais fundamentais, não podemos deixar passar a oportunidade, só porque temos que nos agarrar a conteúdos. Tento nas minhas aulas que os conteúdos da disciplina, ou seja o desporto apareça ao serviço da aquisição das ditas competências, e aí não tenho dúvidas somos os que temos as melhores ferramentas

Amigo Miguel, estou farto de ver professores novos a se comportarem como já tivessem 64 anos e mais, são esses os que mais me irritam