junho 26, 2007

Cursos de Educação e Formação (CEF)

Só o nome dá para arrepiar. Educação e formação? Mas, adiante…
Estes cursos de formação profissional acelerada não dispensam a Educação Física. O CEF de electricistas de instalações, por exemplo, prevê um total de 30 horas anuais de Educação Física. A pergunta que se impõe, antes mesmo de conhecer a ambição dos autores dos programas, é a seguinte: ensinar o quê em 45 minutos de aula por semana?
Estou aberto a sugestões...

A escola do faz-de-conta está prestes a implodir!

5 comentários:

Anónimo disse...

É extensível aos profissionais e aos tecnológicos, mas um bocadito pior. Comungam do mesmo princípio: marcar presença. Já estive numa escola em que os cursos de educação e formação de informática e de jardinagem nem tinham Educação Física (talvez seja mais honesto, ..). Aliás, é o que se passa no Ensino Recorrente.

Mas no ensino superior a realidade não é muito diferente: há licenciaturas de profs do 1º Ciclo em que a componente da Didáctica da Expressão e Educação Físico-motora conta com apenas 22,5 (olha o pormenor do ,5) horas. A “saúde e movimento” numa licenciatura de Educação Social prevê a módica quantia de 10 horas, das quais ainda se tiram horas para a respectiva avaliação. Às tantas, com o processo de Bolonha, ainda reduziram as aulas presenciais, …

… Espectáculo!!

Susana Marques

Anónimo disse...

Na minha escola tive este ano 4 turmas,
não podia estar mais de acordo.
Estou convencido que tudo isto a seu tempo será substituido por outros cursos, com outro nome, para enganar os mesmos...
De: Sentieiro

Anónimo disse...

O mais curioso é que, nos cursos de prosseguimento de estudos, a EF deixa de ver reduzida a sua carga horária e muito bem (seja qual for a justificação...); e nos profissionais a carga horária é mais reduzida do que alguma vês se viu.
Ora, a concretizarem-se as perspectivas da Srª Ministra, de aumentar exponencialmente o nº de cursos profissionais, qq dia estão os alunos dos cursos de prosseguimento de estudos a perguntar pq é q só eles é que têm que ter 4 horas semanais de EF, quando os outros TODOS têm muito menos...
Será que, para fugir à EF, os alunos brilhantes que querem entrar em Medicina e a quem a EF baixa a média vão passar para os cursos profissionais? :-)

Olhem que a nossa vida não vai estar fácil nos próximos tempos!

Anónimo disse...

Mas a Educação Física não é caso único. Por exemplo, a Língua Portuguesa nos CEF tipo 3 tem apenas 45 horas. Para não falar da história e da geografia que, na prática, foi abolida dos cursos com vertente profissional, substituída por uma coisa que não é carne nem é peixe, a Cidadania e Mundo Actual.

13 disse...

Só faz sentido na cabeça de políticos que ainda não interiorizaram que a obesidade atinge 1 em cada 3 crianças portuguesas... por exemplo.