abril 20, 2008

Os cravos também se abatem!

… e há muitas formas de os abater!

Não bastavam as manhãs de sábado (que nalgumas modalidades se estendiam pelas tardes), não pagas, agora até para os feriados se marcam campeonatos! E o problema é que nem é um feriado qualquer, porque existem feriados que pouco nos dizem em termos de comemorações. Mas um feriado é um feriado. É feriado para todos! E existem feriados especiais. E este de que falo é um feriado especial, um feriado em que “ainda” se comemoram, com diversas manifestações uma data muito especial para o povo português. Um feriado em que, em tempos, até os cafés fechavam. Um feriado, em que todos deveriam ter a liberdade de poder usar a sua liberdade para comemorar como quisessem a data que relembra. Um feriado em que o Estado não pode mandar trabalhar funcionários cujos serviços não estão enquadrados na definição de serviços sociais necessários, ou mais especificamente serviços mínimos de apoio social.

No entanto, sem que exista razão para que isso aconteça, porque o calendário nacional não obriga a que seja necessário utilizar esta data, nas escolas da DREL há quem não possa comemorar este feriado como quer. Há professores, alunos e famílias de alunos a quem foi sonegado este feriado.

Falo do 25 de Abril.
Falo de Desporto Escolar.
Falo da DRELVT.
Falo de Campeonatos Regionais de algumas modalidades marcados para o dia 25 de Abril.

ATLETISMO DE PISTA - DRELVT - EAE Setúbal Norte - Pista Municipal da Sobreda - 25 de Abril
TÉNIS - DRELVT - EAE Lezíria - Clube de Ténis de Santarém - 25, 26 e 27 Abril

BASQUETEBOL (JUVENIS) - EAE Lisboa Oriental - agendado para Vila Franca de Xira/Loures - 19 Abril, foi adiado para Mafra - 25 de Abril


http://sitio.dgidc.min-edu.pt/desporto/Documents/campeonatos_regionais/DEscolar_Calendarização_Camp_Regionais_08_Final.pdf

10 comentários:

Miguel Pinto disse...

Espero que a DRELVT emende o erro em tempo útil. Posso presumir que já houve um protesto, MLisboa? E que ainda não foi dada resposta?

Anónimo disse...

Como não tinha putos apurados, nestas modalidades, não tinha reparado nestas datas. Foi uma colega que me telefnou a pedir para divulgar esta situação o mais possível. O que ela me disse foi que alguns professores se estão a recusar a ir, mas que estão com problemas de consciência por causa dos alunos e por colocarem em risco todo o trabalho que tanto eles como os putos tiveram para chegar aqui. Outra informação que tive foi que, pelo menos um dos coordenadores ia escrever uma carta para o DE a questionar esta situação.

Já agora, a pressa e o umbiguismo que ressaltam das agendas do DE centrando-se apenas na sua própria actividade, sem ter em conta todas as ofertas que coexistem com ele, e de que por vezes até são corresponsáveis, parecendo querer trabalhar apenas para mostrar serviço acabam por conduzir a situações de impasse e de menosprezo pelas outras situações em que os alunos se envolvem.

Os juvenis de futsal e as juvenis de andebol da minha escola foram apurados para os regionais. No entanto, acabaram por não ir e ceder os seus lugares aos segundos classificados porque, de entre tantos fins de semana existentes, o DE resolveu marcar os regionais de Lisboa em simultâneo com a Taça Coca Cola de um dos seus copncelhos (na semana passada não implicava com nada...). Não sendo uma parceria deles, é uma das actividades em que os putos se inscrevem com muita regularidade e por isso deveria ser tida em conta na agenda do ME. Claro que os putos preferem uma manifestação em que lhes dão tshirts e outras lembranças e que tem outra imagem do que um uma simples competição do DE.

Mas nem só destas coincidências vive o DE! Ainda há dois anos (falo deste porque dei por isso, mas outos pode ter havido) marcaram o regional de basquetebol coincidente com o regional de 3x3. Será que eles não sabem que, muitos dos putos que competem nestas duas modalidades, são os mesmos? E aqui fala-se de uma parceria em que o DE é um dos coresponsáveis pelo projecto.

henrique santos disse...

Não há coincidências neste caso, Maria. Das duas uma: ou é prepotência fascista ou alarve ignorância.
É mais uma acha para os tempos que correm. Espero que consigam obrigá-los a emendar a mão.

Anónimo disse...

Quem adere ao Desporto Escolar deve estar preparado para cumprir o que está previsto no respectivo Programa.
- Em alguma página do programa do DE diz que não se marcam competições em feriados? Não.
- Alguém desconhece que as saídas inerentes ao DE se efectuam fora do horário semanal do professor, sendo mais frequentemente ao sábado (antigamente era mais de manhã; agora tb de tarde… e em alguns casos pode ser sab e dom, a dormir em escolas e sem direito a banho)?
- Alguém está habituado a atitudes sensatas e assumpção de erros po parte do Desporto Escolar?

- Alguém vê profs de outras disciplinas a embarcar nestas carolices?
- Alguém vê as Olimpíadas Nacionais da Matemática e os testes intermédios das várias disciplinas envolvidas a realizarem-se ao fim de semana?

É o problema de corresponder às expectativas dos putos, pois, … das oportunidades ,… de os tirar das ruas, mas também de muitas demagogices que nos impingem. Ainda alternam entre convencer-nos que somos quase uns heróis (só não sei onde estão as medalhas) e tratarem-nos como uns incompetentes, de acordo com as suas necessidades!
E assim se vão apropriando do NOSSO tempo, estendendo as nossas actividades para além do que nos pagam: se ninguém embarcasse… a ver se as regras não mudavam!

Mas voltando ao início, só deve aderir ao DE quem estiver preparado para cumprir o que está previsto. Não concordam com o que foi estipulado? É só…
1º - manifestar o desagrado por escrito e c/ conhecimento ao Director Regional;
2º - não voltar a aderir ao projecto no próximo ano.

Tão simples…

linfoma_a-escrota disse...

Helen Figa Svedin

porfirio rocha disse...

No tempo em que eu era mais novo (parece uma redação de escola), havia tb desporto, mas na condição de "festa".
Lamento que a erosão do tempo, vá apagando da memória o que esta data representou para as pessoas da época. De qk forma, somos todos culpados né?

Anónimo disse...

Senhores professores
Muitos funcionários públicos trabalham cronicamente em feriados, incluindo natal e fim de ano e fins de semana e só têm direito a 21 dias de férias por ano.
Pensem nos dias livres semanais a que têm direito e na imensidão de férias que efectivamente gozam e tenham vergonha...
Não é concerteza com lamentos destes que irão contribuir para a apregoada dignificação da vossa profissão...

henrique santos disse...

Senhor anónimo
o senhor ou senhora não percebeu nada, absolutamente nada, do que aqui se está a tratar. E quer-me parecer que a sua miopia não é visual: é miopia política e grave. Não vá ao oftalmologista. Abra a sua mente e comemore o dia de amanhã se tiver se não estiver completamente desmemoriado.
Saudações amistosas. Volte sempre.

Anónimo disse...

Quem me dera ser uma normal funcionária pública e poder trabalhar 35 horitas semanais apenas! E não ter que passar as noites a trabalhar até de madrugada para ter o trabalho minimamente em ordem, para poder levá-lo feito para a escola....onde a caça ao computador livre e à impressora é restrita a certas áreas... sem gastar papel, tinteiros, luz, sem precisar de reservar uma divisão da casa para trabalhar, ... e também gostava de ter no meu horário o dia livre de que tenho fama de gozar, tal como a imensidão de férias de que me "acusam": devo dizer que usufruo dos 26 dias que me são devidos a custo, entre tarefas de exames e burocracias várias, inclusive no mês de Agosto! E são 26 foi pq assim o decidiram os vários governos, em vez de nos darem aumentos (isto já antes de deixarem de dar aumentos de todo, claro!) ... Se mesmo assim temos regalias sociais (?), só a inveja e as curtas vistas,permitem que outros não as possam ganhar, para bem das famílias e da qualidade de vida... em vez de se apoiarem nelas para defender os seus interesses... deve ser melhor afundarmo-nos a todos numa escravidão camuflada e no isolamento dos filhos...A culpa, claro, continua a ser nossa!...

Anónimo disse...

Na DREC também marcaram tudo para esse fim de semana