maio 15, 2006

Um espaço onde se debata a Educação Física e o Desporto sobre vários olhares, alguns deles com um vastíssimo currículo é por si só de aplaudir. O aplauso é maior quando essas personalidades despendem tempo do pouco que lhe resta e que provavelmente deveria ser para a família. É com enorme orgulho que recebi o convite para me juntar ao grupo e confesso que só não tenho medo de não estar ao nível do blogue, porque recebi uma educação que me ensinou a olhar para os desafios como uma oportunidade de crescer.

Debater esta temática é fundamental por várias razões, desde combater os dogmas que, para o bem ou para o mal, continuam a ser isso mesmo, dogmas e que, por essa razão raramente são questionados. A reflexão que se fará por aqui só faz sentido se nos libertarmos e questionar mesmo o que é dado como adquirido. Questionar por exemplo: se o desporto faz bem; se é legítimo pedir o mesmo fair-play a jogadores envolvidos num espectáculo de milhões, da mesma forma como se pede num jogo de cadetes; questionar certezas que já foram mas que entretanto as mudanças societais exigem a sua reformulação.

Na minha opinião discutir a Educação Física e Desporto de peito e coração aberto à entrada de outras opiniões, outros ares, vale a pena. Pena será, se este blogue se tornar SÒ num sítio de mulheres e homens do desporto, pois fechar-se-á antes de se ter aberto, diminuindo drásticamente o seu potencial interventivo. Se isso acontecer, a discussão terá a mesma importância da chuva que choveu há cem anos e ainda por cima não passou de um orvalho que nem regou as ervas daninhas da relva dos meus tetra-avós.

Sem comentários: