dezembro 17, 2006

Modelos de planeamento em Educação Física.

Os nossos programas apontam para um modelo de planeamento por etapas, com um tratamento integrado dos vários desportos que constam dos programas.
Eu, que sou do tempo em que não se falava sequer deste modelo de planeamento e fui socializado no planeamento por unidades didácticas, gostava de saber quais são os modelos de planeamento que actualmente se praticam nas escolas. É bom dizer que entre estes dois modelos possíveis há ainda outros como por exemplo o modelo das épocas desportivas (Educação Desportiva - Siedentop) que eu acho extremamente interessante e mais aplicável no ensino secundário pela existência das opções. Há ainda outros modelos híbridos na prática, como aquele de se ir conjugando unidades em alternância, à medida que os "roulement" obrigam a mudar de instalações e estas não se prestam à polivalência.
Que modelos de planeamento se praticarão, estatisticamente falando, nas nossas escolas?
Que modelo tu, caro leitor, praticas?
Que modelo achas teoricamente melhor?
Que modelos são praticáveis?
PS. É interessante notar, por exemplo, que num país como a França, com uma tradição, uma prática e uma teoria da Educação Física mais "trabalhada" por vários decénios, o modelo preconizado pelos programas e pelos projectos pedagógicos de EF seja o das unidades didácticas. Menor latitude de modelos, portanto.

5 comentários:

«« disse...

Pratico o modelo do planeamento por etapas por uma questão de coerência com o programa e também, porque ao longo da minha carreira tenho orientado estágios, mas confesso não estar convencido que seja melhor do que o das Unidades Didácticas. Se a opção do grupo de EF for o de diminuir o leque de modalidades a abordar (diminuição drástica) mudo de ideias e convenço-me que será efectivamente adequado, caso contrário as etapas não acontecem pura e simplesmente. Mas continuo convencido que todas estas duvidas têm a sua génese nos objectivos da disciplina, aliás, preparo uma pequena adenda para colocar no ultimo texto, mas que quando estiver pronta coloco aqui, por achar mais actual.

Entretanto, deixa-me te dar os parabéns, este assunto é de crucial importância. Não tenho dados concreto do que se faz nas escolas portuguesas, mas acho que muitos dos nossos colegas fazem algo parecido com as unidades didácticas...

Miguel Pinto disse...

Dos exemplos de planeamento referidos pelo Henrique, aquele que melhor se adequa à minha realidade escolar é o modelo híbrido. As duas sessões semanais [90’+45’ no 3º ciclo e 90’+90’ no secundário - não respeitam o tempo útil de aula devido à deficiente elaboração dos horários das turmas] e o excessivo número de matérias seleccionadas [porque se procurou que as matérias nucleares leccionadas se aproximassem o mais possível das que estão previstas no programa nacional] são dois dos constrangimentos evidentes que têm suscitado inúmeras discussões intra-muros. Apesar das dificuldades enunciadas que condicionam a viabilização de qualquer tipo de plano, o modelo proposto por Siedentop tem tudo para ser exequível, principalmente, no 11º e 12º anos.

A. disse...
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A. disse...

4º ano na UTAD – disciplina de "MODELOS DE ENSINO".

é daquelas que ninguém sabe o que faz lá... pelo menos quem por lá passa como aluno, ou melhor, corrijo, por quem passa como aluno de educação física e desporto e que espera dali tirar algo útil.

será que existe alguém de educação física que aplique os modelos de Gagné-Briggs? ensino directo (Rosenshine)? Modelo de aprendizagem cooperativa (Slavin)? Modelo dos Jogos Tácticos (Bunker e Thorpe?

talvez... e, provavelmente, o erro será meu... de não lhes ver qualquer utilidade, e de tirar mais d uma página dos livros de Paulo Freire ou Jorge Bento, ou de uma conversa com a profª. Dr.ª Ágata Aranha da UTAD, que de todo este programa e aulas sobre modelos de ensino.

«« disse...

Para além dessa questão há outra que me parece que deve ser tida em conta na altura de planear e que se prende com as finalidades para a disciplina (remeto-vos para : http://www.dgidc.min-edu.pt/curriculo/Orientacoes_Curriculares/Educacao_Fisica/edfisicafinalidades.htm) ...tudo isto para solicitar modelos de planeamentos onde os conteúdos deixem de ser as etapas do desenvolvimento das actividades físicas ( e que estas passem para a "coluna" das estratégias) e que passem a ser as finalidades do curriculo....enfim um desafio maluko..