janeiro 24, 2007

Substituições em Educação Física.

O professor que dinamiza o blog "O cantinho da Educação", o colega Karadas, que já nos tem visitado e comentado, colocou um texto do professor de Educação Física José Manuel Constantino sobre as aulas de substituição em EF. Sugerimos a sua leitura e agradecemos ao colega Karadas que embora não seja de EF é sensivel às questões desta nossa área.
Infelizmente temos vindo a conhecer algumas práticas absurdas de "substituições" de professores de EF por outros colegas que nada têm a ver com a área. É preciso tomar medidas. E a denunciar estas práticas, em primeiro lugar, devem estar os próprios professores de EF.

2 comentários:

«« disse...

Caro Henrique o tema é muito importante, tal como seria importante que todos os departamentos elaborassem um dossier com aulas (planeamentos) para serem utilizadas nestas situações....no nosso caso sempre que o professor substityuto não fosse da área havia um tema teórico que seria abordado. Para mim, a este nível da discussão, porque no outro sou frontalmente contra as substituições de faltas esporádicas, é tudo uma questão de planeaqmentio

Miguel Pinto disse...

Concordo com o Henrique. Há que aclarar responsabilidades e contestar, com veemência, a substituição de professores de Educação Física por professores de outros grupos disciplinares que decidam, arbitrariamente ou encobertos por um seguidismo acéfalo, prescrever exercício físico e actividades físicas desportivas. Além da violação das normas do bom senso e do incumprimento de outras normas, nomeadamente, infracções do conteúdo funcional do professor e dos regulamentos internos, traduz, correlativamente, o desprezo pela integridade física dos alunos e, por via disso, atentam à dignidade dos alunos. Denunciar estes atentados é o mínimo que se espera dos professores de Educação Física.
Se os clubes escolares funcionassem mesmo, ninguém se lembraria de comentar as ausências de curta duração dos professores.