fevereiro 05, 2007

"Apartletismo"

"Nas últimas décadas, a elite mundial descobriu os benefícios que as longas caminhadas podem trazer para a saúde. A identidade de riqueza com o sedentarismo diário foi substituída pela cultura do cooper, do jogging, das maratonas que empolgam os ricos jovens ou de meia-idade protegida pelas técnicas médicas. Ao mesmo tempo, o tamanho das megalópoles e a crise de modernidade forçaram milhões de pobres a optar pelas caminhadas como a única forma de se deslocarem dentro das cidades, uma vez que não dispõem de recursos para o pagamento do transporte colectivo. A apartação faz com que, no século XXI, em muitas cidades, na mesma hora, caminhem ricos na sua ginástica diária e pobres que se dirigem ao trabalho. Fazem o mesmo gesto, no mesmo momento, mas um sistema social apartado separa uns de outros, num apartletismo. O sonho de que a modernidade seria o fim do deslocamento a pé para todos foi substituída pela prática do desporto matutino pelos incluidos e pela marcha forçada de quilómetros pelos excluídos."
Apartação é uma espécie de Apartheid social.
In "Admirável Mundo Actual. Dicionário pessoal dos horrores e das esperanças do mundo globalizado" de Cristovam Buarque. Edições Terramar.

1 comentário:

«« disse...

"O sonho de que a modernidade seria o fim do deslocamento a pé para todos"...esse sonho era um mau sonho, um pesadelo....de facto a necessidade de actividade aumentou, muito devido a outras maleitas sociais, estou pensando na péssima dieta em vigor (com variantes diferentes mas sempre péssim), estou pensando num ritmo de vida absolutamente louco que faz as pessoas correrem, muitas vezes automáticamente (reparo nisso quando ando de metro em lisboa. Fixo uma pessoa à saída de uma linha ela corre, eu vou a passo e voltamo-nos a encontrar na entrada de outro comboio, ou seja ela correu para nada sem necessidade, mas por hábito de um ritmo de vida louco e muitas vezes inconsequente. A actividade Física passou a ser uma obrigação. Não me admirava nada que mais dia menos dia seja comparticipadfa pelo SNS