setembro 27, 2007

Conjecturas

Uma das questões já aqui focadas anteriormente pelo Miguel Pinto e que marca este ano lectivo, vindo já detrás, é a existência de uma carga horária diminuida e diminuta para a disciplina de EF nos cursos de educação e formação, os CEF's e nos cursos profissionais do ensino secundário.
Que explicação válida a dar para tal situação?
Atrevo-me a tecer uma vaga conjectura: algumas formas de desporto moderno nasceram nos colégios educativos ingleses frequentados pelas classes "altas" da sociedade inglesa. Tinham por objectivos educar a juventude nos valores então considerados importantes e ser uma forma de lazer a que se podiam dar os filhos dessas classes, já que essas formas de desporto exerciam grande motivação sobre essas camadas de juventude. Os outros, os filhos das classes "baixas" ou não andavam nas escolas, ou nas que andavam tinham currículos meramente utilitaristas despidos de luxos como o desporto.
Será que agora, em Portugal, não acontecem "coisas" parecidas como essas, a uma escala amenizada? É que nos currículos gerais a EF existe com uma carga lectiva maior.
Mas por amor de Deus. Que não haja nenhuma cabecinha pensadora no nosso actual ministério da Educação, tão talhado para cortes, que se lembre de cortar mais uma vez no que não deve. É que também se pode nivelar por cima.

4 comentários:

Alexandre disse...

Interessante conjectura!
Assino por baixo.

Miguel Pinto disse...

Na mouche!

Florbela Aragão disse...

foi tão bem visto que so me resta sonhar e esperar que alguém de direito e peso por aqui passe. E que se acenda uma luz ainda que pequenina, na esperança que o ajustamento se faça, por cima, CIMA!

Miguel Pinto disse...

Florbela
Preciso do teu email para renovar o convite.