outubro 08, 2007

As virtudes do desporto

A prática desportiva tem grandes virtualidades educativas quando estão reunidos certos ingredientes que nem precisam de ser de grande complexidade ou de custos elevados.
O video para que remete o link abaixo mencionado mostra crianças a praticar Minibasket num ambiente austero de recursos mas em que não falta o essencial: as crianças, o jogo, o material e as instalações mínimas e uma concepção prática da prática do jogo orientada pelos adultos de forma educativa e em que as crianças são os protagonistas essenciais. Tanto na função de jogadores, como na função de árbitros, de oficiais de mesa de cronometristas. Vale a pena ver. Passe por lá...
http://youtube.com/watch?v=rQ6XWmsHhVM
Num segundo video vemos a prática do Minibasket num país oriental. Reparem no fim do video e do jogo a forma como as jogadoras se saúdam entre si e saúdam o público. Pormenores culturais gerais que entram dentro do próprio jogo.
http://youtube.com/watch?v=rQ6XWmsHhVM

1 comentário:

Susana Marques disse...

Olá, Henrique!

De facto é uma delícia ver a actividade a decorrer de forma tão simples e simultaneamente tão responsável e organizada, por parte das crianças. Sem dúvida com uma retaguarda ao nível dos professores que conduziu a tal nível de autonomia e com a motivação intrínseca das próprias crianças, factores decisivos para o sucesso destes projectos.

Não é nada que não se possa fazer por cá... aliás, faz-se e bem, em muitas escolas. Mas por vezes os apoios aos professores nestes projectos são menores do que o desgaste de remar contra a maré das alterações que estas actividades implicam ao nível da organização da escola. E não consigo condenar quem acaba por se abster de determinadas práticas ao fim de uns anos a "levar nas orelhas". É que nem sempre as escolas revêem nas suas prioridades educativas os objectivos implícitos nas actividades desportivas.

Espero que sejam em maior número aqueles que ainda não cruzaram os braços.