março 10, 2008

Ainda a propósito da municipalização da contratação docente

A municipalização da contratação docente, em nome dos ideais de descentralização, gestão de proximidade, conhecimento local, esconde, temo eu, uma agenda de fragmentação da classe docente e desprofissionalização dos professores.
A meu ver, as câmaras municipais não têm dimensão suficiente para se constituírem como tutela administrativa dos professores e das escolas. Além disso, num tempo de escassez de vaga e de desemprego de professores, a passagem das contratações para as câmaras pode ser um pretexto para pôr em causa a contratação colectiva e introduzir elementos de precarização do vínculo através de contratos individuais, tal como se verifica com o ensino do inglês e das outras actividades de complemento curricular no primeiro ciclo.
A intenção de passar as aulas de educação física e das áreas de expressão para a parte da tarde parece-me uma clara segregação do currículo e a menorização das áreas de expressão, que passarão, se isto for para diante, a ser vistas como actividades complementares, actividades de extensão, eventualmente facultativas, se os pais assim o quiserem. Todo o esforço que tem sido feito de constituir estas áreas curriculares como áreas de ensino e aprendizagem como as outras sofrerá com isto um rude golpe. Pestalozzi e Dewey devem estar a dar voltas na campa com tamanha tacanhez intelectualista.
Note-se que a concentração de horários da educação física (a manter-se o carácter obrigatório da disciplina) ditarão necessariamente um agravamento das condições de trabalho dos professores - até porque obrigará a um elevado aumento do número de alunos por professor com aglutinação de turmas.
O futuro não se me apresenta nada risonho, ou serei eu que estou a ficar demasiado azedo e pessimista?

Amândio Graça

5 comentários:

henrique santos disse...

É apenas realismo de análise. Acordo absoluto. Este é um bom texto a fazer chegar às nossas associações de classe de educação física.

Miguel Pinto disse...

Concordo com a análise e receio que a sugestão do Henrique não encontre eco. Onde estão as associações de classe?

Alexandre disse...

Concordo com o autor do post, concordo com ambos os comentários e acrescento,..a educação fisica é entendida como uma aula de ginástica, menosprezada pelos politicos, desconsiderada pelos pais e desrespeitada por muitos da própria classe! À muito que o sistema educativo perdeu a noção do contexto onde se insere,..o paradigma da sociedade à muito que mudou mas o ensino continua igual, ou seja, tudo o que a caracteriza como tal é que continua igual, o que muda são as "reformas" dos governos. Se de facto, passar-se à municipalização da contratação docente,..pobre ensino, nada será como antes!

Susana Marques disse...

Concordo com todos... infelizmente temos razão para estarmos preocupados. E confusos também! Então e as recomendações da UE? E a política de Educação para a Saúde? E ainda os discursos da Ministra e restantes palestrantes da Educação na Casa da Música acerca dos Incentivos ao Ensino Artístico?
Anda uma atmosfera demasiado esquisofrénica, na educação!
Que pena!

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.